Pular para o conteúdo principal

Destaques

Rest-Pause

  Rest-Pause   Dando continuidade nos posts sobre intensificação de treino, hoje falarei sobre o Rest-Pause . Este método é excelente para quem treina sozinho, o objetivo é aumentar a intensidade do estímulo, para potencializar o ganho de massa muscular. O uso desta técnica também pode ser interessante para ganhos de resistência de força, por estimular o organismo a se recuperar entre estímulos intensos. Segundo Gentil (2014), “Em relação aos exercícios, há diferença na utilização das pausas entre os exercícios que começam pela fase concêntrica e os que se iniciam pela fase excêntrica".  "Nos movimentos que começam com a fase excêntrica será mais fácil prosseguir com o movimento após a pausa devido ao ciclo de alongamento contração, enquanto o início pela fase concêntrica trará mais dificuldades".  "A pausa-descanso é um método que normalmente terá boa aplicação para preparar os alunos para treinos máximos e progredir para outros métodos".  "A idéi

Drop-Set

 Drop-Set


 

Ah, o temido Drop-set!

É uma antiga técnica de intensificação de treino, porém muito eficiente para a hipertrofia. É um dos métodos mais utilizados por praticantes de musculação por sua facilidade de entendimento e aplicabilidade.

Os olhos do professor brilham e lágrimas de alunos são derramadas.

- Professor, como é que faz Drop-set?

1 – realização do movimento com a técnica correta até a falha concêntrica;

2 – redução da carga após a falha e prosseguimento do movimento com a técnica correta até a falha concêntrica novamente;

3 – nova redução de carga e prosseguimento do movimento com a técnica correta até a falha concêntrica novamente;

4 – descanse, você fez uma série em Drop-set.

Este método pode-se utilizar de 3 a 4 séries, e pode ser didaticamente dividido em metabólico e tensional.

Tabela retirada do livro de Paulo Gentil (2014), Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia.



Há um ponto muito positivo deste método, principalmente para quem treina só, é muito fácil fazê-lo em aparelhos, pois é prático.

Tome cuidado ao utilizá-lo por muito tempo, peça sempre orientação de um profissional para que ele periodize o seu treino corretamente.

Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma sugestão de tema? Comente, vocês estarão nos ajudando.

Comentários

Postagens mais visitadas