Pular para o conteúdo principal

Destaques

Rest-Pause

  Rest-Pause   Dando continuidade nos posts sobre intensificação de treino, hoje falarei sobre o Rest-Pause . Este método é excelente para quem treina sozinho, o objetivo é aumentar a intensidade do estímulo, para potencializar o ganho de massa muscular. O uso desta técnica também pode ser interessante para ganhos de resistência de força, por estimular o organismo a se recuperar entre estímulos intensos. Segundo Gentil (2014), “Em relação aos exercícios, há diferença na utilização das pausas entre os exercícios que começam pela fase concêntrica e os que se iniciam pela fase excêntrica".  "Nos movimentos que começam com a fase excêntrica será mais fácil prosseguir com o movimento após a pausa devido ao ciclo de alongamento contração, enquanto o início pela fase concêntrica trará mais dificuldades".  "A pausa-descanso é um método que normalmente terá boa aplicação para preparar os alunos para treinos máximos e progredir para outros métodos".  "A idéi

Métodos tensionais e metabólicos.

Métodos tensionais e metabólicos



Em um outro artigo, falei um pouco sobre técnicas de intensificação de treino e mencionei que eles poderiam ser tensionais ou metabólicos. Se você não viu, sugiro que dê uma passadinha no meu blog, tem informações valiosas por lá.

Ressalto aqui que métodos metabólicos e tensionais não tem a ver com hipertrofia sarcoplasmática e miofibrilar falado no post anterior.

Primeiramente, os estímulos tensionais atuam mais diretamente sobre as fibras musculares, a partir de estresse mecânico, levando a um aumento de microlesões.

Os estímulos metabólicos acontecem de forma bioquímica, por acumulo de metabólicos (ácido lático) na musculatura e na corrente sanguínea.

Em regra, os métodos tensionais tem as seguintes características:

·         Faixa de repetições mais baixas;

·         Intervalo de descanso longo;

·         Baixa velocidade de execução do movimento com ênfase na fase excêntrica (negativa);

·         Cargas altas.

Em regra, os métodos metabólicos tem as seguintes características:

·         Faixas de repetições mais altas;

·         Intervalo de descanso curto;

·         Velocidade de execução equilibrada entre concêntrica e excêntrica;

·         Cargas baixas.

Fazendo uso de métodos metabólicos, é recomendável aproveitar melhor as fases isométrica e concêntrica, por promoverem maior acúmulo de metabólitos.

Qual é o melhor?



Como vimos todos os dois estímulos levam a hipertrofia, não existe um melhor ou pior, o importante é variá-los para garantir resultados seguros e contínuos, pois a utilização de um mesmo estímulo recorrentemente pode levar a uma acomodação fisiológica, causando uma estagnação no processo hipertrófico.

Por isso é importante uma boa periodização!

Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma sugestão de tema? Comente, vocês estarão nos ajudando.


Comentários

Postagens mais visitadas