Pular para o conteúdo principal

Destaques

Rest-Pause

  Rest-Pause   Dando continuidade nos posts sobre intensificação de treino, hoje falarei sobre o Rest-Pause . Este método é excelente para quem treina sozinho, o objetivo é aumentar a intensidade do estímulo, para potencializar o ganho de massa muscular. O uso desta técnica também pode ser interessante para ganhos de resistência de força, por estimular o organismo a se recuperar entre estímulos intensos. Segundo Gentil (2014), “Em relação aos exercícios, há diferença na utilização das pausas entre os exercícios que começam pela fase concêntrica e os que se iniciam pela fase excêntrica".  "Nos movimentos que começam com a fase excêntrica será mais fácil prosseguir com o movimento após a pausa devido ao ciclo de alongamento contração, enquanto o início pela fase concêntrica trará mais dificuldades".  "A pausa-descanso é um método que normalmente terá boa aplicação para preparar os alunos para treinos máximos e progredir para outros métodos".  "A idéi

Velocidade de execução dos exercícios na musculação.

 Velocidade de execução dos exercícios na musculação



Aqui veremos um dos assuntos menos discutido e menos compreendido no universo fitness, a velocidade de execução dos exercícios na musculação.

Antes de pensarmos em qual velocidade iremos realizar nos exercícios, devemos primeiro ter em mente qual o objetivo que pretendemos atingir com o treinamento.

Hipertrofia? Emagrecimento? Força Máxima? Ou potência?

Definido o objetivo, ainda para os mais curiosos ou marombas de plantão, qual estímulo devo dar a musculatura? Tensional ou metabólico? Pronto, agora é que danou-se.

Segundo alguns pesquisadores (Lachance e Hortobagyi; Hunter et al.), a velocidade tem relação direta com as alterações metabólicas promovidas pelo treinamento de força.

Quanto mais rápido, maior o trabalho e o gasto energético. Mas calma pequeno gafanhoto, não é na velocidade do Super Saiyajin Blue, é em média 2,0 segundos por repetição.

E para hipertrofia, algo superior a 45 segundos por série em torno de 4,0 a 7,0 segundos por repetição, onde a musculatura será submetida a uma tensão maior, terá um maior recrutamento de fibras e assim microlesionar mais o tecido. E entra aquela velha discussão: quantas repetições? De 7 a 15 repetições (Michael Yessis).

Outras variações de velocidades implicarão em outros objetivos, potência é o levantamento de uma máxima carga em menor tempo, e de força máxima é de uma maior carga sem implicações de tempo, lógico que aqui a velocidade de execução será menor.



Em resumo, repetições de rápidas a moderadas gera um maior gasto energético pois propicia a um volume maior de trabalho (entenda-se aqui quantidade de exercícios), e repetições de moderadas a lentas gera mais hipertrofia muscular.

Uma observação que eu farei aqui e acho de extrema importância, iniciantes em musculação, mesmo com baixa carga, devem priorizar a execução lenta dos exercícios a fim de perceberem a qualidade do movimento e assim poder corrigir a sua execução.

 

Gostou do artigo? Compartilhe!

Tem alguma sugestão de tema? Comente, vocês estarão nos ajudando.

Comentários

Postagens mais visitadas